Buscar em
 

Livro 101 Culturas – Manual de tecnologias agrícolas


R$ 76,00

Compre já: Livro 101 Culturas – Manual de tecnologias agrícolas Reimpressão 2010 - 800 páginas

Reimpressão 2010 - 800 páginas -

A idéia de organizar o livro 101 Culturas – Manual de tecnologias agrícolas surgiu de uma iniciativa dos pesquisadores do Centro Tecnológico da Zona da Mata/EPAMIG, localizado em Viçosa, MG. Teve como objetivo listar as tecnologias agrícolas mais importantes disponibilizadas pela EPAMIG para o estado de Minas Gerais. Nesta perspectiva, vislumbrou-se a possibilidade de compilar um manual de recomendações tecnológicas e de envolver, em um projeto mais abrangente, profissionais de outras instituições congêneres do Estado. Depois de vários meses de trabalho, apresentamos essa obra, que consideramos um marco na história da EPAMIG e da pesquisa agrícola mineira.
Este livro reúne, em um único volume, as informações tecnológicas mais relevantes para as espécies agrícolas cultivadas em Minas Gerais, fruto de experimentações realizadas em várias instituições de pesquisa e ensino do Estado, com o suporte de diversas fontes financiadoras, com destaque para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O projeto que culminou com este livro teve a coordenação exclusiva de pesquisadores da EPAMIG. Já os autores convidados são pesquisadores e professores de várias instituições de pesquisa agrícola de Minas Gerais em sua grande maioria, e também de outros Estados. Foi dada ênfase à participação, em cada capítulo, de equipes multiinstitucionais e interdisciplinares.
No total são abordadas, 101 culturas, descritas com a intenção de despertar o interesse do leitor para que faça deste livro uma fonte permanente de consultas para as diferentes espécies vegetais cultivadas em Minas Gerais. Em cada capítulo são apresentados aspectos relevantes como: importância econômica para o Brasil, com ênfase para Minas Gerais, exigências climáticas, épocas mais adequadas de plantio, cultivares disponíveis, produção de sementes ou mudas, espaçamento e densidade de plantio, preparo do solo, operações de calagem e adubação, irrigação, controle de plantas daninhas, pragas e doenças, colheita e comercialização.
Ao disponibilizar esta publicação à sociedade, a EPAMIG concretiza sua missão de transferir e difundir tecnologias e resultados da pesquisa, um trabalho que certamente será referência em Minas Gerais, como fonte de recomendações práticas e atualizadas para agricultores, técnicos, pesquisadores, professores e estudantes.

Baldonedo Arthur Napoleão
Presidente da EPAMIG

SEDE: Av. José Cândido da Silveira, 1647 • União • BH • MG • CEP:31170-495 • TEL.: (31) 3489-5000