Buscar em
 

IA 279 - Morango:Tecnologias de produção ambientalmente corretas


R$ 12,00

Compre já: IA 279 - Morango:Tecnologias de produção ambientalmente corretas V.35 N.279 mar./abr.2014 - 104 páginas

V.35 N.279 mar./abr.2014 - 104 páginas -

Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v.35, n.279, mar./abr. 2014

Morango: tecnologias de produção ambientalmente corretas


APRESENTAÇÃO

No panorama nacional, o morango destaca-se pela maior área cultivada e maior produtividade dentre as pequenas frutas. A cultura enquadra-se perfeitamente no sistema de agricultura familiar, podendo ser cultivado em pequenas áreas e proporcionar rápido retorno do capital investido.
A cultura do morangueiro é uma atividade de grande importância para o estado de Minas Gerais que é o maior produtor nacional. A região Sul do Estado destaca-se na produtividade por apresentar características de clima e de solo favoráveis ao cultivo, aliadas à localização geográfica, à malha viária que facilita o escoamento rápido da produção para regiões consumidoras distantes, e ao nível tecnológico adotado.
Um dos fatores que também merecem destaque no cultivo do morango são as qualidades do fruto que o tornam alimento funcional, pois, além de suas propriedades nutricionais, possui substâncias ativas capazes de promover a manutenção ou a melhoria da saúde do organismo humano. São várias as características positivas ligadas à produção do morango, entretanto alguns obstáculos ainda precisam ser vencidos, principalmente em relação ao manejo fitossanitário de pragas e doenças, como o uso incorreto de agrotóxicos e o efeito deletério destes ao produto final e ao meio ambiente.
Alternativas para mudar esse cenário estão sendo propostas, como a aplicação das boas práticas culturais difundidas nos sistemas de produção orgânica e de produção integrada. Tais práticas, associadas à certificação e à rastreabilidade, constituem importantes mecanismos para a melhoria da imagem do produto que, historicamente, é estigmatizado como alimento com elevadas taxas de contaminação por agrotóxicos.
Nesta edição são apresentadas tecnologias ambientalmente corretas para o manejo da cultura, visando à produção de morangos de qualidade e à redução dos impactos no meio ambiente. A difusão dessas tecnologias poderá elucidar questionamentos sobre a viabilidade de técnicas de manejo empregadas nos sistemas de produção integrada e de produção orgânica, propondo alternativas de baixo impacto ambiental no manejo cultural, nutricional, fitossanitário e nos procedimentos de colheita e pós-colheita.
Mário Sérgio Carvalho Dias
João Batista Ribeiro da Silva Reis

SUMÁRIO
Aspectos sociais e econômicos da cultura do morangueiro
Georgeton Soares Ribeiro Silveira e Bernardino Cangussu Guimarães
Produção integrada
Fagoni Fayer Calegario, Larissa Akemi Iwassaki, Mário Eidi Sato, Hélcio Costa e Maria Aparecida Cassilha Zawadneak
Produção orgânica
Luis Cláudio Nimtz Rodrigues, Mário Sérgio Carvalho Dias, Joaquim Gonçalves de Pádua e João Batista Ribeiro da Silva Reis
Rastreabilidade e sistemas de certificação
Lucas Silva Ferreira Guimarães, Rogério Carvalho Fernandes, Marco Antônio Vale, Miriam Souza Pinto Alvarenga, Douglas Hammer Souza Vasconcelos e Mayara Cristina de Lima
Cultivares
Mário Sérgio Carvalho Dias, Joaquim Gonçalves de Pádua, Andréia Fonseca Silva, Luciana Nogueira Londe, João Batista Ribeiro da Silva Reis e Alniusa Maria de Jesus
Nutrição e adubação do morangueiro para produção orgânica
Joriel Donizete de Araujo
Biofertilizantes e compostagem
Fernando Cassimiro Tinoco França
Insumos biológicos para o manejo de pragas e doenças na cultura do morango
Marcelo Augusto Boechat Morandi, Wagner Bettiol e Larissa Castro de Rezende
Estratégias de manejo sustentável das principais pragas na cultura do morangueiro
Luiz Carlos Dias Rocha, Juliano Antonio de Freitas, Ítalo Delalibera Júnior, Rafaela Costa e Igor Corsini
Manejo integrado das principais doenças do morangueiro
Bernardo Ueno, Hélcio Costa, Mário Sérgio Carvalho Dias e Alniusa Maria de Jesus
Morango no semiárido
Mário Sérgio Carvalho Dias, João Batista Ribeiro da Silva Reis e Alniusa Maria de Jesus
Pós-colheita e processamento
Ariane Castricini, Leandra Oliveira Santos e Emerson Dias Gonçalves

SEDE: Av. José Cândido da Silveira, 1647 • União • BH • MG • CEP:31170-495 • TEL.: (31) 3489-5000