Buscar em
 

BT 105 - Boas práticas de pré-colheita,colheita e pós-colheita do café


R$ 6,50

Compre já: BT 105 - Boas práticas de pré-colheita,colheita e pós-colheita do café BT Nº105 - 44 páginas

BT Nº105 - 44 páginas -

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO
INTRODUÇÃO
PLANEJAMENTO DA COLHEITA
Arruação
COLHEITA
Métodos e tipos de colheita
Colheita e qualidade do café
PROCESSAMENTO PÓS-COLHEITA
Pré-limpeza
Métodos de processamento
SECAGEM
Secagem em terreiros
Secagem em secadores mecânicos
BOAS PRÁTICAS DE PRÉ-COLHEITA, COLHEITA, PÓS-COLHEITA E
CERTIFICAÇÃO
RASTREABILIDADE
ALTERNATIVAS PARA A CAFEICULTURA FAMILIAR
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA


APRESENTAÇÃO

O Brasil mantém-se com o título de maior produtor mundial de café há vários anos, totalizando em 2014, 45,34 milhões de sacas. Minas Gerais é o Estado maior produtor de café do Brasil e responde por cerca de 49% da safra brasileira, sendo o principal produto de exportação do agronegócio mineiro. Além disso, a cafeicultura tem forte apelo econômico e social para o Estado, pela geração de emprego e renda no meio rural.
Entretanto, o café brasileiro, historicamente, tem sofrido restrições em sua comercialização no mercado internacional, em consequência de aspectos relacionados com a qualidade do produto. Para reverter esta situação, a cafeicultura precisa acelerar as inovações e o investimento na melhoria da qualidade do café, por meio de tecnologia e informação.
Esta edição do Boletim Técnico traz orientações sobre importantes etapas da produção de café, como: pré-colheita, colheita e pós-colheita, responsáveis por garantir qualidade ao produto, quando seguidas as recomendações de boas práticas. São abordados, ainda, aspectos como o planejamento da colheita, métodos e tipos de colheita, processamento, secagem, boas práticas e rastreabilidade, com o objetivo de apoiar o cafeicultor na produção de um café com qualidade.

Rui da Silva Verneque
Presidente da EPAMIG

SEDE: Av. José Cândido da Silveira, 1647 • União • BH • MG • CEP:31170-495 • TEL.: (31) 3489-5000